#FICAADICABH | Restaurante Xapuri

42 Flares Twitter 0 Facebook 42 Pin It Share 0 Google+ 0 42 Flares ×

ficaadica

 

 

 

 

 

xa1

 

Quem é de Belo Horizonte provavelmente já ouviu falar do famoso restaurante Xapuri. Ele é conhecido em todo Brasil pela qualidade da comida de fogão à lenha, sendo sempre destino certo de celebridades quando visitam a capital. Localizado na região da Pampulha, o restaurante revolucionou a culinária mineira, oferecendo pratos tradicionais em versões mais leves.

Inaugurado em 1987 e reconhecido pela sua excelência na gastronomia mineira, o restaurante dispõe de um ambiente rústico, aconchegante, rico de flora natural, uma loja de artesanato de todo Brasil, hípica e atrações para as crianças. Os pratos são servidos à la carte e o precinho, naturalmente, não é o mais barato, o que já é de se esperar considerando o reconhecimento da marca Xapuri.

 

xa2

 

Fomos ao restaurante em uma sexta feira com um casal de amigos e escolhemos os dois pratos participantes do Circuito Gastronômico da Pampulha, evento de culinária que rolou até o último dia 23. Provamos como prato da carne de panela e outro da tira de costela. A carne de panela estava irretocável, suculenta e muito bem temperada. Já as tiras estavam um pouco ressecadas. É claro que o tipo da carne é diferente mesmo e talvez tenha sido algo pontual, mas considerando o nível do restaurante esperávamos mais desse prato. Em compensação, a farofa de banana que o acompanhou estava uma delícia!

 

xa3

Fomos numa sexta feira e antes da meia noite o garçom já havia nos perguntado se gostaríamos de pedir algo mais, pois a cozinha estava fechando. Achamos cedo para um fim de semana, mas como a proposta é ser mesmo um restaurante mais familiar, nos convencemos. Acredito que para um almoço de domingo a experiência com o lugar seja ainda mais interessante.

 

10733340_903429446334044_14230029_o

No geral concluímos que o Xapuri é um restaurante que todos os mineiros deveriam conhecer, pois é um expoente nacionalmente reconhecido de nossas tradições. E se você não for de Minas, também não deveria perder a oportunidade de ter uma experiência tão intensa com a cultura local, seja através da culinária, arquitetura, receptividade e atendimento. Talvez não seja esse o restaurante que melhor represente o nosso estilo, mas sem dúvida nenhuma é um passeio que vale a pena.

 

yukai5

 

 

 

R. Mandacarú, 260 – Braúnas, Belo Horizonte

 

42 Flares Twitter 0 Facebook 42 Pin It Share 0 Google+ 0 42 Flares ×

Estilo a dois

4 Comments

  1. Olha, minha família inteira é de MG, e vou te falar…minha paixão pela cozinha veio de ficar observando minhas avós e tias fazendo esse tipo de prato, comida sempre bem temperada, saborosa, e feita com amor. Tem coisa melhor no mundo?!! rsrs
    Bjoss

    • Tem não! Pra quem adora comer então, como eu, é difícil resistir. Embora nos últimos meses tenha tentado uma boa reeducação alimentar, como é que recusa uma boa carne de panela, com um docinho de leite com queijo de sobremesa? Viva a culinária mineira. Beijoss, querida!

  2. Gente, se tem uma coisa que eu sinto falta demais de Minas é a comida e este restaurante Xapuri é tudo de bom! Eu morei 2 anos no bairro Castelo, era pertinho, a gente sempre levava as visitas ou ia no domingo (que era sempre lotado!). Eu amo o feijão de lá, a carne de panela, a canjiquinha! Ai que saudade!!!

    • Oi Lana, acho que não há comida tão boa quanto a mineira, não é verdade?? É difícil até se manter na linha e não furar tanto a dieta, ahahaha! Super beijo e obrigada pelo comentário. =0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *