Moda Masculina | Gravata Slim

45 Flares Twitter 0 Facebook 44 Pin It Share 1 Google+ 0 45 Flares ×

 

gravata15

Se você é homem, minimamente sociável e mora em qualquer lugar maior do que uma caverna, provavelmente possui em algum lugar do quarto pelo menos uma gravata. Acessório indispensável ao guarda roupa masculino – seja para o uso diário ou para eventos esporádicos, a gravata foi se ajustando, ao longo das décadas, aos padrões estéticos da moda. Se até o início do século XXI o modelo tradicional (+ ou – 9,5 cm) era soberano, a partir de 2010 outros tipos começaram a ganhar força. E entre eles o que mais gosto e uma boa dica para os homens de plantão (e para as namoradas preocupadas com o estilo do love): a gravata slim.

O tipo slim é um modelo consideravelmente mais fino do que a gravata normal. Geralmente suas medidas giram entre 4 e 6 cm de largura. Por ser uma variação mais descolada o padrão slim permite a utilização em combinações menos formais, como calça jeans, camisas estampadas, sapatênis (com ressalvas) ou sem paletó. Contudo, este tipo de acessório pede, obrigatoriamente, um traje mais ajustado (ou slim fit), seja terno, jeans e/ou camisa, responsável por deixar o conjunto mais harmônico.

Mesmo sendo cada dia mais popular há ainda quem necessite de algumas dicas para se sentir seguro com o modelo slim. Abaixo algumas sugestões e formas de usá-la:

DSCF1062

gravata3Para pessoas muito musculosas, grandes ou acima do peso o acessório pode ficar desproporcional em relação ao seu usuário. Quem é corpulento fica mais elegante com a gravata comum (que já está mais estreita do que sua versão dos anos 90).

gravata4

Se for usar a gravata slim com um blazer ou paletó certifique-se que as lapelas do paletó são do tipo estreito. As largas ficam desproporcionais, parecendo que o terno é de uma época e a gravata de outra.

gravata13

gravata5

Como mencionado, o tipo slim se adapta bem às camisas com estampa. Nesse caso, porém, escolha uma gravata lisa. O mesmo vale ao contrário, camisas lisas ganham destaque com gravatas estampadas. Estampa + estampa até pode dar certo, mas é uma combinação ousada. Na dúvida, seja prático. Camisa e gravatas lisas também combinam. Uma dica é usar tom sobre tom, como gravata preta sobre camisa preta ou gravata vinho sobre camisas rosa. Ah, gravata slim preta sobre camisa branca + terno preto é uma combinação impecável. O terno ajustado e a gravata mais fininha tira aquela cara de segurança de boate e é uma referência atemporal de elegância.

gravata6

gravata7

Não é porque o modelo é mais moderno que você poderá mudar o ponto onde a gravata acaba. Nesse caso a regra é universal: a ponta sempre deverá chegar até a fivela do cinto.

gravata8

Como esse tipo de gravata já é naturalmente mais estreita indica-se que o nó dado seja também mais fino. Por isso, opte por um nó simples, com apenas uma volta.

Sem título-3

gravata10

Já existem modelos com todo tipo de estampa imaginável, mas eu prefiro os desenhos médios ou pequenos (microestampa). Os muito grandes podem ficar estranhos em uma gravata tão fina. As de micropadrão, microestampa e listradas vão bem com quase tudo, mas na dúvida, vá de preta lisa.

gravata11

gravata12

Não sendo muito largo, não tem problema nenhum. Admito que não simpatizo com o acessório, mas é inegável que ele ajuda a proteger a gravata de uma série de acidentes, como cair na comida ou molhar na pia do banheiro.

gravata16

 

 

45 Flares Twitter 0 Facebook 44 Pin It Share 1 Google+ 0 45 Flares ×

Estilo a dois

20 Comments

    • Hahaha. Hoje não tem mais desculpa, Paulo. Depois que eu aprendi, todo mundo aprende. Tem vários tutoriais na net que ajudam tbm. rs

  1. Gravata slim é muito chique!! Fica elegante, mas sem aquele ar pesado da formalidade. Adorei a estampa das bolinhas, algumas com textura diferente no tecido tbm são bacanas.
    Esse post vai pro meu filhão viu…que adora ganhar camisa, gravata, sapato rsrs é uma figura!!
    Bjoss

    • Hahahaha, figuraça Fê. Super estiloso ele então. E se gosta, vai adorar a moda das gravatas slim. É jovem e moderno. Com estampa então fica mais legal ainda, como poá ou âncora que estão muito na moda. Beijo

    • Que legal que gostou, Paula.
      Então, hoje as gravatas slim estão muito mais acessíveis. Se antes eram encontradas apenas em lojas específicas, como TNG e ZAK, hoje, além dessas, lojas de departamento já vendem, como Renner e Riachuello. Cia do Terno e Fatuello também têm. Dê uma olhadinha nessas. Beijo

    • É interessante como normalmente as mulheres adoram gravata, Karol. As vezes até mais do que os próprios homens. Mas hoje algumas mais ousadas já usam como símbolo de rebeldia ou sedução, já que é meio que um fetiche masculino. Algumas grifes internacionais já lançaram várias coleções com mulheres usando o acessório. Mas confesso que realmente não é fácil combinar. Mais tranquilo é indicar ao parceiro para que use. rs. Beijos

  2. Muito bom o post..comprei uma gravata slimite para usar em uma formatura, a vendedora mesmo que fez o no.. porém achei estranho porque a parte de trás da gravata ficou quase na mesma altura que a parte da frente e ambas ficaram próximasemana à fivela do cinto.. É assim mesmo que usa ou tem algo errado.. Me tirem essa dúvida por favor..

    • Olá Breno. Não está errado não. Para gravatas slim recomenda-se dar um nó simples, aquele com apenas um volta, deixando o nó mais fino. Isso faz com que “sobre” mais gravata e por isso o tamanho das duas pontas ficam quase iguais. Se quiser, pode dar também um nó duplo e nesse caso a ponta ficará bem mais embaixo do que a parte de trás. O importante é a parte de trás nunca ficar maior do que a da frente e nenhuma delas deve passar dar fivela do cinto. Obrigado por nos visitar e volte sempre 🙂

  3. Comprei uma camisa slim preta com gola e bainha cinza’ e comprei uma gravata dourada’ será que combina? Meu sigam nas redes sociais @wallefls

    • Olá Wallef.
      É muita informação, mas como o preto é bem neutro, pode não ser problema. Como sempre, quem poderá lhe dar a melhor resposta será o espelho. Se ficar na dúvida, talvez seja melhor repensar o look.
      Abraços!

  4. Ótimas dicas de como utilizar as gravatas sem errar! 😉 As nossas preferidas são as slim e borboleta. Elas dão um toque descontraído ao look 😉

    Já conhecem a nossa? Entregamos em todo o brasil e os pedidos aprovados até as 15h são postados no mesmo dia. Ou seja, muito pedido são entregues no dia seguinte a compra. 🙂

    E o frete é grátis nas compras acima de 99,90 \o/

    Nossa loja possui gravatas, óculos, pulseiras, colares, bonés toucas, collar tips e muitos mais para deixar o homem moderno com muito mais estilo. 😉

    Dêem uma visitada na nossa loja e nos digam o que acham. A opinião de vocês é muito importante. http://www.muchachos.com.br

    • Se você se sentir bem, pode sim, Jam.
      Eu já usei. Em um evento informal, onde o terno não é necessário, acho uma combinação interessante e descolada. Só tome cuidado com as estampas. De preferência, não arrisque.

      Abraços.

  5. Peço ajuda aos “universitários”. Gostei muito das dicas. Só resta saber se “encaixa” bem com pessoas mais “coroas” como eu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *